QUARTINHO DE BEBÊ. O QUE NÃO PODE FALTAR E O QUE ABRIR MÃO!

Compartilhe:



Quartinhos de Bebê são um mundo a parte, encantam a todos e promovem uma atmosfera de carinho, aconchego e doçura. Mas para que você e seu bebê tenham uma melhor experiência dentro desse universo mágico e lúdico existem alguns cuidados que você deve tomar!


Vamos lá...

A mãe deve conseguir se locomover com segurança pelo quarto para os cuidados com o bebê e ter tudo o que for possível à mão.

A organização do layout, bem pensado pra uma boa circulação, fará toda diferença no dia-a-dia e na funcionalidade que o quarto deve ter.

Quartos pequenos devem ter se possível, móveis planejados para um maior aproveitamento de espaço.

O mobiliário essencial e primordial tem que ser o berço, a cadeira de amamentação e uma cômoda com trocador. Hoje o mercado oferece muitas opções de móveis multiusos, por exemplo, um berço que já vem com o trocador e um pequeno gaveteiro, se essa for sua opção e couber no quarto, você terá necessidade de um guarda-roupa.



Essas 4 peças são essenciais e você não deve abrir mão de nenhuma delas!

O Berço

Preferencialmente deve ser comprado dentro das normas técnicas de segurança. Dê preferência por aqueles que acompanham a criança pelo menos até a segunda infância, transformando-se em mini camas, assim será útil por mais tempo.




A Cadeira de amamentação

É bom que tenha um espaldar alto (a parte do encosto) para apoiar a sua cabeça, os braços da cadeira devem ser largos o suficiente para apoiar o seu braço sem causar esforço para equilibrá-lo, o tecido de preferência natural, como o algodão, a sarja ou o couro, esses materiais trazem conforto e são resistentes, dentro das opções dos sintéticos eu sugiro o suede, ele tem o toque da camurça e é muito resistente, já que você ficará um bom tempo sentada amamentando. O restante pode ficar a seu critério, como optar para que seja de balanço ou giratório.



A Cômoda com trocador

Você deve ter uma espuma revestida com plástico, dessas que a gente compra com o enxoval e separar as primeiras gavetas para as fraldas descartáveis e as roupinhas que mais troca, como o pagãozinho, meias e macacão.

Em cima da cômoda você deve ter todos os itens de higiene ao seu alcance, para que você não precise deixar o bebe pra buscar, isto pode te parecer óbvio, mas é o maior causador de traumatismos em crianças até 1 ano de idade, são as quedas do trocador.



O Guarda-roupa

Eu já pensaria neste item como uma peça para durar pelo menos uns 6 anos ou mais, por ser um móvel caro, e se for planejando talvez até mais do que os prontos, pense longe quando for comprá-lo, já pense além, quais serão as necessidades conforme o desenvolvimento da criança. Isto com toda certeza terá grande recompensa e economia futuramente.





Agora vamos falar um pouquinho sobre o que você com certeza pode abrir mão;

O Mosquiteiro

Essencialmente sua função é proteger o bebê das picadas de insetos na fase onde ainda não podem usar cremes repelentes, que dura até os 6 meses de idade.

Ele não é dos itens mais baratos e o visual dependendo do estilo que escolher para o quarto pode não harmonizar.

O que eu sugiro é abdicar do mosquiteiro e adotar repelentes aromáticos naturais a base de citronela, além do aroma suave não tem contra indicação e ele será eficaz contra os mosquitos.

Você poderá encontrar facilmente esses repelentes naturais em farmácias de manipulação ou em casa de produtos naturais.

O Pufe

Esta peça vai depender muito do tamanho do quarto e daquele layout que você projetou.

Ele não pode em hipótese nenhuma ficar 'perambulando pelo caminho' no quarto, imagina você com seu bebê no colo e ao se deslocar do trocador até a apoltrona e tropeçar no pufe, seria certamente um desastre; mas daí você se pergunta: - Mas onde vou apoiar minhas pernas enquanto amamento? E eu te respondo:- Não vai precisar! Simples, pois não estamos mais com as pernas inchadas e com aquela sensação de perna pesada!

Mas se você tem um quarto grande e não quer abrir mão desse item, fica a seu critério, só procure já planejar um lugar para guardá-lo quando não estiver em uso.

Aqui minha intenção é colocar você dentro das possíveis possibilidades futuras em relação ao uso do quarto e fazer com que você consiga selecionar aquelas que se aplicam a você e seu modo de viver.

A Cama Auxiliar

Antigamente chamada de cama para babá, um móvel que vai ocupar um espaço considerável dentro do quarto, e se o quarto for pequeno você teria que abrir mão, por exemplo, do guarda roupas para dar lugar à cama, o que não seria nada inteligente visto que, futuramente o berço não estará lá, porém o guarda-roupa sim.

Tem futuras mães que pensam assim: Ah! Mas eu quero aquelas camas que parece sofá, assim quando eu receber visitas elas poderão se sentar.

E eu te digo, já começou a pensar errado. Primeiro que, visita a recém-nascido devem ser rápidas, no máximo 30 minutos. Segundo que, visita é na sala, o quarto do bebê é sagrado, é o ninho de vocês, claro que a visita pode conhecer o quartinho, até você vai querer mostrar, mas não ficar lá pra bater papo!

Evite excessos

Excessos de enfeites, peças miúdas de decoração, pelúcias só servem para acumular pó! Evite excesso de tecidos, por exemplo, uma cortina encorpada com bandô e aqueles kits de berço cheio de babados, tapetes, tudo isso é excesso de informação visual e o que queremos nessa primeira infância é cria um quarto tranquilo, evitar alergias e que seja seguro.

Um quartinho de bebê feito com carinho e com aquela atenção e cuidado com os detalhes, vão fazer toda a diferença nessa etapa tão importante no desenvolvimento do seu bebê.

Acredito que com essas pequenas orientações você já vai proporcionar para você e seu bebê momentos ainda mais especiais... bem juntinhos!

Autora: Rafaela Dienstmann



Este texto é uma parceria com o Studio Artha, nosso parceiro pelo #juntosporvoce

Entre em contato e realize o sonho de morar bem com sua família.

WhatsApp: 51 99820.9940 (plantão 24h)

Av. João Corrêa, 1000, sala 202, São Leopoldo/RS.

Quer saber mais sobre o universo do mercado imobiliário?
Acompanhe nosso blog e nos siga no Instagram e Facebook.





Buscar no Blog

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência no site. Saiba mais